Porque ter uma gestão humanizada no mundo da IA

No cenário atual, onde o avanço tecnológico ocorre de forma cada vez mais expressiva, muitas pessoas podem pensar que a gestão humanizada já não faz mais parte do cotidiano das pessoas. Mas, quem pensa assim está, na verdade, completamente errado.

 

Segundo um levantamento feito pelo Projeto Empresas Humanizadas no Brasil (Humanizadas), em 2020, a gestão com foco no aspecto humano dobrou a rentabilidade das empresas. 

 

Além disso, fez com que a satisfação por parte dos clientes aumentasse em 240%, e os níveis de bem estar dos colaboradores das empresas aumentaram em até 225%! Assim, já fica claro que a gestão desse tipo ainda é muito importante e valorizada.

 

Neste artigo vamos falar mais sobre a gestão focada no aspecto humano, principalmente no mundo moderno cercado por Inteligência Artificial (IA). Então, continue com a leitura deste conteúdo até o final para não perder nenhuma informação importante!

 

O que é gestão humanizada? 

A gestão humanizada, de forma bem simples, nada mais é que colocar as pessoas como o pilar fundamental da empresa. Ou seja, os colaboradores são as principais peças que movimentam a empresa.

 

Esse tipo de gestão também entende que para que os funcionários entreguem o seu melhor, eles precisam do incentivo certo. Sendo assim, a gestão coloca essas peças fundamentais no centro das discussões e das tomadas de decisão. Dessa forma, é mais assertivo chegar nas melhores condições de trabalho.

 

Os benefícios desse tipo de gestão são diversos. Empresas que contribuem para um ambiente de trabalho humanizado tendem a saber lidar melhor com crises. Também se destacam positivamente no mercado.

 

Os funcionários ficam mais satisfeitos e, consequentemente, melhoram o desempenho. Quando uma equipe trabalha em harmonia e sente que realmente é ouvida pela gestão, melhores resultados são apresentados para o cliente final.

 

Importância da gestão humanizada no mundo atual 

É indiscutível o avanço da Inteligência Artificial nos últimos anos. No entanto, por mais avançada que seja, a IA ainda não é capaz de substituir a ação e o tato humano. 

 

Algumas situações precisam de compreensão, precisam que sejam adaptadas para as necessidades especiais de cada pessoa. E, por vezes, precisam também de empatia. Até o momento, apenas os humanos são capazes de entregar isso.

 

Em empresas que trabalham com o atendimento ao cliente, por exemplo, a IA pode sim ser de grande ajuda. Mas nada substitui o atendimento personalizado que apenas um humano é capaz de oferecer.

 

Dessa forma, podemos afirmar que a gestão humanizada é importante pois:

  • Conexão: permite uma conexão mais profunda e personalizada com todos os integrantes de uma equipe. A conexão emocional, feita através da humanização, é essencial para estabelecer uma relação de confiança da empresa com os colaboradores;
  • Resolver problemas complexos: é preciso sempre ter em mente que, até o momento, a IA é ótima para resolver tarefas repetitivas e que não precisam do esforço humano. Mas, quando algum problema complexo ocorrer na empresa, são os colaboradores humanos que serão capazes de resolvê-lo. Por serem flexíveis e adaptáveis, os humanos conseguem lidar de forma eficaz com situações únicas;
  • Competitividade: como mencionado anteriormente, a gestão focada nos colaboradores da empresa colabora para melhor desempenho de todos. Assim, a empresa se destaca entre os concorrentes.

 

O que esperar para o futuro 

Com o avanço da IA, muitas pessoas ficaram preocupadas com a função e o local dos humanos nas empresas. Muitas dúvidas também surgiram em torno de como ficaria a gestão desses negócios, se a gestão humanizada ainda teria espaço ou se seria trocada por alguma nova ferramenta digital.

 

Com todas as informações, exemplos e aplicações de tecnologias que temos atualmente, podemos dizer que ninguém precisa se preocupar em “perder o emprego para a tecnologia”. A tecnologia não é capaz de substituir a expertise humana. E, ao invés de temê-la, os humanos devem aprender a trabalhar em conjunto com ela.

 

O que podemos esperar para o futuro, é que a tecnologia substitui tarefas repetitivas e monótonas, mas nunca uma profissão. Contudo, para se manter relevante no mercado profissional, as pessoas precisam estudar e entender essas tecnologias.

 

Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem, mais chances terão de conseguir bons empregos. Também é válido lembrar que para que a tecnologia avance, é necessário um humano por trás para fornecer informações para essas novidades.

 

Até mesmo a implementação da Inteligência Artificial e suas ferramentas nas organizações precisam do respaldo humano para ocorrer de forma correta. Na Arkentec, por exemplo, contamos com diversos serviços de gestão e tecnologia. 

 

Também temos o serviço de Consultoria, onde ajudamos nossos clientes a entender e implementar diversas ferramentas, inclusive serviços da Microsoft, que recentemente tem focado muitos esforços no Copilot, a IA desenvolvida pela empresa de tecnologia. Confira todos nossos serviços e saiba como podemos ajudá-los!

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