Ícone do site Arken Tecnologia | Arkentec

Microsoft Copilot: confira as novidades da IA

copilot microsoft

Podemos dizer que os anos de 2023 e 2024 ficaram marcados pelo boom da Inteligência Artificial. Com isso, muitas empresas investiram em suas próprias IAs, e com a Microsoft não foi diferente! Em março de 2023, a gigante tech anunciou o lançamento da Microsoft Copilot.

Desde então, os responsáveis têm trabalhado para apresentar melhorias e inovações na tecnologia. Desde seu lançamento, muitas novidades já foram implementadas, assim como novas funcionalidades.

Neste texto vamos abordar as últimas novidades anunciadas pela Microsoft. Então, continue com a leitura deste conteúdo até o final e fique por dentro do que está acontecendo com a IA de uma das maiores empresas tech do mundo!

Novidades do Copilot

Em maio de 2024 a Microsoft anunciou uma série de novidades para o Copilot. Nos tópicos abaixo falamos um pouco mais detalhadamente sobre cada uma delas. 

Mas, antes de falarmos sobre as novidades da Inteligência Artificial em si, uma das grandes novidades da Microsoft foi o lançamento de computadores Surface (Surface Laptop 7 e Surface Pro 11) em maio de 2024.

Esses computadores contam com o Copilot aprimorado. E, são  25% mais rápido que o MacBook Air com o processador M3 além da bateria durar 20% a mais. A empresa de tecnologia também aproveitou o lançamento para avisar que, em breve, o GPT-4o vai turbinar o Copilot.

Completar prompt no Copilot para Microsoft 365

A grande novidade do Copilot para o Microsoft 365 é que agora a inteligência artificial é capaz de autocompletar prompts e aprimorá-los. Com isso, o usuário recebe algumas sugestões de como completar a pergunta ou ordem com base no que estiver escrevendo. 

Ao utilizar essa função, em sua versão paga, em uma empresa, o usuário tem acesso a prompts prontos, criados por colegas de trabalho. Assim, as tarefas podem tornar-se padronizadas. 

O Copilot para o Microsoft 365 também conta com um novo recurso que ajuda a avaliar as tarefas do usuário e, com isso, recomenda algumas atividades a serem feitas. Como, por exemplo, ao identificar uma reunião agendada, a IA recomenda que o usuário se prepare lendo a ata da reunião passada. 

Novidades gerais no Microsoft 365

Em julho de 2024 a Microsoft apresentou algumas atualizações pontuais para algumas ferramentas do Microsoft 365. As ferramentas Word, Excel e PowerPoint foram aprimoradas com novas funcionalidades da Inteligência Artificial.

No Excel, por exemplo, agora o usuário pode pedir para que o Copilot analise e interprete dados usando colunas de fórmula. Para isso, é só pedir para a IA criar uma coluna de fórmula com base em uma tabela selecionada na planilha e analisar os dados. 

No PowerPoint ficou mais fácil criar apresentações. O Copilot consegue ler e pesquisar por arquivos PDF. Aqui, o usuário pode vincular os arquivos manualmente ou pedir para a IA encontrá-los. É só dar o comando “Criar uma apresentação usando /[PDF].”  e a “mágica acontece”.

No Word, o Copilot pode revisar ou parafrasear o conteúdo existente, dar mais detalhes ao e aprimorar o conteúdo com aplicações de estatísticas e informações adicionais. 

Agora também é possível criar resumos com base em vários e-mails, apresentações e bate-papos do Teams. Basta dizer “Resuma meus emails, chats e apresentações da semana passada”. 

Também é possível criar listas de tarefas com base em informações passadas em alguma reunião que ocorreu no Team.s

Integração de dados e extensões

Já é possível que cada empresa personalize seus Copilots. Contudo, a Microsoft está trabalhando para que seja possível ter ainda mais personalização. Com isso, a empresa também trabalha para facilitar a integração dos dados das empresas contidas nos Copilots para a conexão com públicos, SharePoint, OneDrive e outros.

Precauções e cuidados para usar bem o Copilot

Alguns pontos ainda preocupam os usuários do Copilot. Como, por exemplo, os frequentes erros de respostas de imagens e textos gerados pela inteligência artificial e o risco da IA agir de forma “descontrolada”.

A Microsoft afirma ter criado diversos controles no Copilot Studio para evitar esse uso indevido. Além de garantir que o Copilot atua apenas dentro do limite definido pela instrução humana. 

Algumas pessoas também se mostram receosas quanto à questão da segurança cibernética. Visto que a tecnologia da inteligência artificial é muito abrangente e consideravelmente nova. Com isso, é comum que pessoas pensem que o ambiente pode ser vulnerável a ataques hackers.

Mas, a segurança cibernética tem avançado consideravelmente, e conta com soluções completas e complexas para manter todos os ambientes seguros. A Arkentec oferece diversas soluções digitais para empresas. Confira nossos serviços e saiba como podemos ajudá-lo.

Sair da versão mobile