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Melhoria contínua em TI: entenda o que é a importância

melhoria contínua TI

O objetivo de todo negócio, independentemente da área de atuação, é sempre se destacar no mercado diante dos concorrentes. Ao mesmo tempo que oferecem os melhores produtos ou serviços para os clientes e público alvo.

Contar com ferramentas de melhoria contínua é essencial para que esses negócios consigam se destacar de forma saudável. E isso também pode, e deve, ser aplicado na área de TI. Afinal, essa é uma área em constante mudança e desenvolvimento.

Sendo assim, é crucial que as empresas de TI acompanhem essas mudanças para se manterem relevantes. E claro, conseguir entregar soluções eficientes para os clientes e as empresas. 

Neste conteúdo vamos explicar o que é melhoria contínua, seus tipos, importância e as ferramentas mais usadas. Então, continue com a leitura até o final e fique por dentro do assunto!

O que é melhoria contínua?

Melhoria contínua, como o próprio nome indica, é a prática constante de aperfeiçoamento de processos, serviços e produtos. No âmbito empresarial, essa melhoria pode ser um conjunto de ações que levam a esses aperfeiçoamentos. 

Uma empresa que pratica a melhoria contínua está sempre analisando a forma como executa suas tarefas e processos, assim como os resultados dessas tarefas. Com isso, os responsáveis buscam por falhas, atrasos e brechas na forma de operação.

Com esses problemas detectados, o papel da melhoria é saber o que fazer para solucionar esses casos de forma otimizada e que resultem em mais eficiência e produtividade para o negócio. 

Qual sua importância para o TI

A melhoria contínua é importante para garantir que uma empresa esteja sempre buscando melhorar seu desempenho. Seja essa melhoria nos processos internos, na qualidade dos produtos e serviços ou em outros tipos de operações.

É através do conjunto de melhorias que é possível identificar possibilidades de melhoria que otimizem o tempo e orçamento dos projetos de um negócio. Além de ser muito útil para tomadas de decisão mais precisas e eficientes.

De modo geral, a melhoria contínua é uma das ações responsáveis por permitir que a empresa desempenhe suas atividades da melhor forma, gerando assim maior valor para o cliente final.  

Pilares e tipos de melhoria contínua

Existem diversos pilares para a melhoria. No entanto, três deles se destacam por serem os com maiores impactos nas empresas. Dentre os três pilares principais estão: continuidade, cultura organizacional e benefícios.

A continuidade é fundamental, o próprio nome indica, visto que a melhoria é contínua. Ou seja, é algo que deve ser feito sempre, um ciclo sem fim. A cultura organizacional é importante para que todos os colaboradores, independentemente do cargo exercido, sigam os ideais e ações necessárias para alcançar o objetivo final.

E é importante contar com um benefício geral. Afinal, uma empresa que está buscando melhores resultados gera melhorias não só para os clientes, mas para os colaboradores também.

Além desses três principais, fazem parte dos pilares da melhoria: estratégia, padronização de processos, conhecimento técnico, pessoas e métodos e ferramentas que auxiliam a identificar e compreender os problemas.

Existem três tipos de melhoria contínua. Sendo eles:

Ferramentas de melhoria contínua pra TI

Existem algumas ferramentas que ajudam a colocar em prática as ações de melhoria contínua. Abaixo você confere algumas delas.

O Ciclo PDCA é uma das ferramentas mais utilizadas. Ele foi desenvolvido por Edward Deming, considerado o pai da melhoria contínua. Cada letra representa uma etapa, sendo elas: 

O objetivo desse ciclo é identificar problemas que normalmente passam despercebidos e, através das ações e análise, solucionar os problemas encontrados.

Outra ferramenta usada é o Kaizen, essa tem origem japonesa e pode ser usada tanto na vida profissional, quanto na pessoal. Apesar de ser pequena, essa ferramenta oferece muitas melhorias para a empresa.

A base da metodologia Kaizen é acreditar que tudo pode e deve ser melhorado. Mesmo que essas melhorias sejam pequenas, é importante continuar sempre se aprimorando e buscar servir sempre o melhor.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta muito usada em empresas de todos os portes. Aqui, o processo começa com a listagem de todos os elementos que podem impactar um processo da empresa. Dessa forma, é possível identificar a raiz dos problemas e com isso, encontrar soluções corretas.

Essas são só algumas das ferramentas usadas na melhoria contínua. A Arkentec aplica a melhoria contínua em sua gestão. Com isso, todos os colaboradores estão aptos para sempre entregar o melhor para os clientes. Os processos também são otimizados, o que garante uma entrega mais rápida e de boa qualidade no serviço. 

Assim, ao contratar os serviços oferecidos pela Arkentec, como por exemplo, o IT Squad, o cliente tem a garantia e confiança de que seu negócio está nas mãos de profissionais qualificados e competentes. 

Para saber mais sobre esse e outros serviços, entre em contato com nossa equipe!

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