Saiba o que é Windows Server e veja as evoluções

Quando pensamos em computador e sistemas operacionais, nosso cérebro automaticamente recria a logotipo quadrada e colorida do Windows, concorda? Esse sistema da gigante tech Microsoft já está enraizado nas nossas memórias.

Mas, mesmo sendo algo que faz parte do nosso dia a dia, ainda é comum encontrar pessoas que não sabem muito sobre o sistema. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo sobre o Windows Server.

Este conteúdo é um pouco diferente dos demais que você encontra no blog da Arkentec. Mas achamos interessante dividir essa curiosidade com nossos leitores. Assim, vocês aprendem mais sobre esses recursos o que, consequentemente, pode ajudar a saber qual é o melhor para você e seu negócio.

Então, continue lendo este conteúdo até o final para saber mais sobre o sistema operacional da Microsoft!

O que é Windows Server?

O Windows Server teve seu lançamento em 27 de julho de 1993. Na época, o sistema era conhecido como Windows NT Server 3.1. O lançamento desse sistema foi marcado por muitas novidades do mercado. 

Como, por exemplo, o Windows NT Server 3.1 era equipado com arquitetura de 32 bits e ostentava independência de processador, inaugurando assim uma nova era de capacidades de computação.

Foi só em 2003 que o sistema passou a ser chamado de Windows Server, como é até hoje. A base para esse sistema continua sendo a plataforma NT. Passados mais de 30 anos desde a primeira versão, o Windows Server continua operando e recebendo atualizações e novas versões conforme as mudanças no sistema operacional do Windows.

De forma geral e descomplicada, o Windows Server é um conjunto de sistemas operacionais da Microsoft. Ele compila a infraestrutura de aplicativos, redes e serviços Web conectados ao data center.

Ou seja, ele serve como uma ponte entre ambientes físicos e locais aos serviços em nuvem, garantindo segurança nesse processo. Com esse sistema também é possível gerenciar múltiplos computadores de diferentes locais que estejam ligados à mesma rede.

O Windows Server é uma forma segura, prática e rápida de modernizar a infraestrutura e os aplicativos de uma ou mais máquinas.

Como funciona?

O sistema Windows Server é um dos mais escolhidos para ser usado em empresas. Isso porque, esse sistema conta com ferramentas para servidores. Com essas ferramentas é possível gerenciar aplicativos, recursos e configurações para todos os dispositivos vinculados à rede. 

Dessa forma, as máquinas de uma empresa ficam todas padronizadas, e com isso, é possível conectá-las ao servidor. Assim, a empresa tem direito ao diretório ativo, que gerencia todas as autenticações de usuário nos computadores, e camadas de segurança para os dispositivos e servidor, além de outros recursos.

O sistema também conta com algumas funcionalidades de uso para escritórios, como por exemplo, um sistema que unifica acesso a impressoras e também disco sincronizado para armazenar arquivos em um único local. 

Soluções do Windows Server

A Microsoft está sempre inovando e lançando novas soluções, ou atualizando soluções já existentes para melhor atender todos os usuários. E, isso não poderia ser diferente com o Windows Server. 

A cada nova atualização, novas soluções são adicionadas ou soluções antigas são aprimoradas. A última versão desse sistema, até o momento, é a 2022 e ela chegou ao mercado com algumas diferenças da versão anterior, a 2019.

A versão 2022 tem como base a versão 2019. Sendo assim, traz recursos já existentes aprimorados, sendo eles: integração e gerenciamento híbrido do Azure, segurança e plataforma de aplicativos, Active Directory, Controles de política de acesso à rede. E novos recursos foram implementados.

Com a atualização mais recente, os usuários passaram a ter recursos feitos para aumentar a segurança de hardware, de firmware e ainda proteger todo o sistema operacional da plataforma contra ameaças de segurança avançadas. 

A integração com o Azure, serviço de nuvem da Microsoft, já estava presente na versão 2019 e continua na 2022. Nesse caso, a integração com o Azure permite a conexão da infraestrutura local com a solução. Isso inclui também mais camadas de segurança que ajudam na proteção de todos os dados.

Dentre as novas soluções do Windows Server 2022 estão: maior facilidade para migração de armazenamento, velocidade ajustável de reparo de armazenamento, cache de barramento de armazenamento, rapidez na ressincronização do armazenamento e muito mais!

Windows Server ao longo dos anos

Como citado anteriormente neste mesmo conteúdo, desde seu lançamento, a Microsoft sempre lança melhorias para o Windows Server. Para ter uma noção de como as coisas podem mudar com o passar dos anos, separamos esse tópico para um comparativo da versão 2019 com a versão 2022.

Para a versão 2022, até mesmo o servidor de arquivos foi aperfeiçoado, este recurso ganhou a compactação SMB. Para melhorar o desempenho no tráfego de rede de um host externo e saída por um NIC virtual,os switches virtuais no Hyper-V foram aprimorados com a última atualização do Receive Segment Coalescing (RSC).

A segurança também foi melhorada, com a adição de uma nova camada. Isso tornou a transferência de hipertexto criptografado seguro (HTTPS) e criptografia AES-256 padrão mais rápida e protegida.

Gostou de saber mais sobre o Windows Server? Não se esqueça que a Arkentec é Microsoft Partner e com isso estamos aptos para ajudar em diversos assuntos relacionados a gigante tech e suas soluções!

Posts Relacionados: