No conteúdo deste post vamos falar de mais um serviço da Microsoft dedicado a garantir e aumentar a segurança do seu negócio. Sendo uma solução escalonável que oferece SIEM e SOAR, o Microsoft Sentinel pode ser uma ótima opção para sua empresa.
Neste texto vamos falar tudo sobre esse serviço. O que é, para que serve, como implementar e como a Arkentec pode ajudar nesse processo. Por isso, se você está buscando formas de aprimorar a segurança da sua organização, continue com a leitura até o final!
Tudo sobre o Microsoft Sentinel
Como adiantamos na introdução, o Microsoft Sentinel é uma solução escalonável com base em nuvem, que oferece Gerenciamento de informações e eventos de segurança (SIEM) e Orquestração de segurança, automação e resposta (SOAR).
Essa solução oferece também uma visão ampla e geral da empresa, através de análise de segurança inteligente e inteligência contra ameaças. Desse modo, é possível detectar ataques, visibilizar ameaças e ter uma busca proativa de ameaças, tudo em uma única solução.
Com o Sentinel o estresse de ataques sofisticados é amenizado, assim como o tempo para encontrar solução aos problemas. A solução também permite a coleta de dados na escala de nuvem de todos os usuários, dispositivos, aplicativos e infraestrutura.
Também é possível detectar ameaças que ainda não foram descobertas, o que minimiza falsos positivos. A solução também permite acessar anos de trabalho sobre segurança cibernética na Microsoft, o que ajuda na investigação de ameaças com inteligência artificial.
Entenda o que é SIEM e SOAR
Antes de falarmos como e para que o Microsoft Sentinel pode ser usado, primeiro precisamos falar sobre as ferramentas de segurança que ele usa, o SIEM e o SOAR.
O SIEM (gerenciamento de informações e eventos de segurança), é uma solução que envolve a captura e o processo de segurança através dos dados gerados pelo sistema da estrutura de nuvem da própria empresa.
As informações usadas no SIEM são geradas através dos logins usados em softwares de antivírus e firewalls, alertas de servidores e aplicativos, dispositivos de rede, controladores de domínio, entre outros.
Essas informações são essenciais para garantir a segurança de uma empresa, e também para entender a infraestrutura de segurança. O SIEM no Microsoft Sentinel procura por padrões em dados de eventos que indiquem um possível ataque cibernético. Quando identificado, um alerta é enviado imediatamente.
Podemos dizer que o SOAR trabalha em conjunto com o SIEM, visto que ele pega os alertas de entrada do sistema SIEM e usa sua Inteligência Artificial para entender quais ações e respostas são necessárias para resolver os problemas.
São levados em conta as dependências, impactos e riscos associados a cada alerta de segurança, assim cada risco é caracterizado com base em sua gravidade.
Um dos recursos mais importantes do SOAR é a capacidade de automatizar respostas a determinados tipos de alertas de segurança. Desse modo, o tempo médio de detecção (MTTD) e o tempo médio de resposta (MTTR) são reduzidos drasticamente.
Para que o Microsoft Sentinel pode ser usado
O Sentinel pode ser usado para a criação de relatórios usando pastas de trabalho personalizadas em seus dados. A solução oferece modelos prontos de pasta de trabalho internos para que você possa obter insights rapidamente assim que conecta uma fonte de dados.
As pastas de trabalho são mais usadas para visualizações de alto nível dos dados do Microsoft Sentinel e não exigem conhecimento de codificação. Mas não é possível integrar pastas de trabalho a dados externos.
Com o intuito de amenizar o ruído e minimizar o número de alertas que você precisa examinar e investigar, o Microsoft Sentinel usa análise para correlacionar os alertas aos incidentes.
Isso permite que os esforços da sua equipe de segurança sejam direcionados para reais ameaças e ataques. Para que isso seja possível, o Sentinel fornece regras de machine learning para mapear o comportamento da rede e, em seguida, buscar anomalias em todos os seus recursos.
Você também pode usar a solução para automatizar e orquestrar tarefas comuns usando guias estratégicos. A solução de automação e orquestração do Microsoft Sentinel oferece uma arquitetura altamente extensível que possibilita a automação escalonável à medida que surgem novas tecnologias e ameaças.
Com as ferramentas de investigação profunda da solução da Microsoft, é possível entender o escopo e a encontrar a causa raiz de uma possível ameaça à segurança.
Como implementar o Sentinel
Para conseguir implementar o Microsoft Sentinel no seu negócio, você precisa primeiro de permissões de contributor para a assinatura na qual reside o Microsoft Sentinel workspace para poder ativar a solução. Para poder usar, você deve ter a permissão do contribuidor ou reader no grupo de recursos a que o espaço de trabalho pertence.
Vale ressaltar que para ter o Microsoft Sentinel é necessário ter uma assinatura ativa do Azure. É possível criar a conta gratuitamente.
Também é fundamental que tenha um Log Analytics Workspace. Log Analytics workspace é um ambiente exclusivo para dados de log do Azure Monitor. Cada espaço de trabalho tem seu próprio repositório e configuração de dados.
Se a sua intenção é coletar dados de recursos do Azure em sua assinatura, computadores locais monitorados pelo System Center Operations Manager, coletas de dispositivos do System Center Configuration Manager e diagnóstico ou dados de log do armazenamento do Azure, você precisa ter o Log Analytics Workspace.
Arkentec pode ajudar!
Esse processo de implementação da solução pode ser confuso e muito trabalhoso para algumas pessoas. Por isso, se você sentir dificuldades, ou achar que não está confortável para passar por esse processo sozinho, você pode contar com o auxílio da Arkentec!
A Arkentec é Microsoft Partner, ou seja, tem total credibilidade, expertise e esforços necessários para ajudar em todas as soluções e serviços da Big Tech. Além, é claro, de oferecer diversos outros serviços de tecnologia com eficiência.
Para saber como podemos ajudar, entre em contato com nossa equipe!