Já pegou se perguntando se o nível de segurança da sua empresa é o suficiente? Ou até mesmo se existe uma forma de medir esse nível? Com o Microsoft Secure Score (MSS) isso é possível!
A segurança cibernética sempre foi de extrema importância para proteger os dados de empresas, funcionários e clientes. Conforme o mundo passa a ser cada vez mais tecnológico e digital, é inevitável que a segurança precise ser reforçada.
São dezenas de frentes que precisam ser protegidas, como por exemplo, configuração de autenticação, controle de acesso e rede de trabalho híbrido, gestão de aplicativos e dispositivos, entre outros.
É tanta frente que requer proteção, e em alguns casos proteções específicas para cada uma delas, que é comum uma empresa, ou gestão de segurança, se perder no meio do caminho. Isso pode comprometer a segurança de uma organização.
Sendo assim, o recomendado é saber como anda os níveis de segurança cibernética da sua empresa. E para que isso seja possível, te apresentamos ao Microsoft Secure Score! Continue lendo este conteúdo para saber mais!
O que é Microsoft Secure Score?
Microsoft Secure Score funciona como uma medição da segurança cibernética de uma empresa. Além de mostrar o nível de segurança de uma organização, o MSS também aponta melhorias que podem ser feitas.
Por ser um produto Microsoft, ele tem integração com outras ferramentas da gigante da tecnologia. E, seu entendimento é fácil e intuitivo, tendo todas as informações centralizadas em um painel no portal Microsoft 365 Defender. Assim, as organizações conseguem ter mais controle e trabalhar com mais segurança.
Dentre os auxílios disponibilizados pelo MSS estão:
- Relatório do estado atual da situação de segurança da organização;
- Melhora na situação de segurança, fornecendo capacidade de descoberta, visibilidade, orientação e controle;
- Comparação com os benchmarks e estabelecer KPIs (indicadores chave de desempenho);
- Com os recursos de fluxo integrado é possível determinar o impacto no usuário, assim, saber quais ações tomar para melhorar os resultados.
Como funciona
Empresas que usam o Microsoft Secure Score conseguem comparar seus pontos de segurança com pontos de empresas de ramos similares. Assim, fica fácil visualizar quando ações de terceiros seguiram as soluções recomendadas.
O MSS recomenda algumas ações para as empresas fortalecerem, ou até mesmo entenderem melhor, sua segurança. Sendo as ações as seguintes:
- Configurar os recursos de segurança recomendados;
- Executar tarefas relacionadas à segurança;
- Lidar com a ação de melhoria com um aplicativo ou software de terceiros, ou uma atenuação alternativa.
A cada ação de melhoria feita pela empresa, a Microsoft libera pontos. Dependendo da ação, você só ganhará pontos quando a ação for totalmente concluída. Outras dão pontos parciais.
Vale ressaltar que você não é obrigado a fazer as ações de melhorias. Essas ações são apenas recomendações do MSS, visando sempre o melhor na questão de segurança para sua empresa. Se não quiser, ou não puder, aceitar alguma ação, existe sempre a opção de aceitar o risco.
O que é classificação de medida de segurança MSS?
O MSS realmente mostra a porcentagem de proteção cibernética de uma empresa. No entanto, apesar de que quanto maior a proteção, melhor é para a organização, o MSS não estipula nenhuma porcentagem mínima ou máxima.
Sendo assim, para o MSS, uma boa indicação é o aumento gradual dessa porcentagem. Isso porque, esse aumento mostra que a empresa está seguindo as medidas de proteção, seja tomando novas ações ou fortalecendo as já existentes.
Como melhorar a classificação com MSS
O principal objetivo do Microsoft Secure Score é melhorar a classificação e pontuação da segurança de uma empresa. Por conta disso, o próprio MSS recomenda diversas ações que as empresas podem tomar para melhorar seu desempenho.
Essas ações são personalizadas pelo MSS para atender todo tipo de negócio. A personalização é feita de acordo com as licenças de cada empresa, as medidas já implementadas, o tipo de dispositivos associados e as versões em uso do Microsoft 365.
Assim, quando essas ações recomendadas são colocadas em prática pelas empresas e seus gestores, a classificação sofre uma alteração positiva. Além de melhorar a classificação, isso garante que a empresa esteja em dia com as atualizações da Microsoft.
Se manter atualizado garante maior segurança e proteção para os dados e rede da empresa e de todos envolvidos.
Microsoft Partner
Se você acompanha nosso trabalho há algum tempo, já deve saber que a Arkentec é Microsoft Partner. Isso significa que a Arkentec é capaz de te auxiliar na implantação de qualquer projeto que envolva produtos Microsoft 365.
Além disso, a Arkentec pode dar dicas valiosas, como por exemplo, sobre a ferramenta que a MS entrega para os clientes na nuvem. Essa ferramenta faz uma avaliação e gera um score de segurança dos ambientes.
O Microsoft Secure Score é um ponto de partida muito interessante para quem ainda não utiliza add-ons e está buscando deixar o ambiente nas boas práticas de segurança sem investimentos em produtos adicionais.
Entre em contato e saiba mais sobre essa parceria e como ela pode ser benéfica para a segurança da sua empresa!