Entenda o que é e conheça os benefícios de ter uma infraestrutura bem gerida
A área de Tecnologia da Informação lida com dados e estruturas muito delicados e que são extremamente importantes para as empresas, independentemente de sua área de atuação. Obviamente, é necessário um processo de monitoramento dos componentes críticos deste ambiente de TI, para garantir a disponibilidade das informações e eficiência dos serviços.
Sabemos que junto com o avanço da tecnologia vem também o aumento da importância do setor de TI, o que gera maiores investimentos e a possibilidade de um aumento na qualidade e complexidade da infraestrutura oferecida.
Mas, junto com essa evolução estrutural, é necessário evoluir também o gerenciamento e monitoramento de tudo que acontece e está relacionado à área de TI, que nada mais é do que o monitoramento de infraestrutura.
Esse monitoramento é extremamente importante para garantir a estabilidade das ferramentas em que o dinheiro foi investido, além de cuidar da segurança dos dados dos usuários e da eficiência entregue de acordo com o serviço esperado.
Indisponibilidades na TI, e consequentemente, das ferramentas usadas pelo negócio, causam grande impacto financeiro à empresa, afetando a produtividade de seus colaboradores, causando a perda de negócios com clientes e até mesmo afetando a reputação da empresa no mercado.
Hoje, vamos saber mais sobre o monitoramento da infraestrutura de TI, quais são os benefícios de utilizá-lo na sua empresa, além de pontos importantes para que tudo funcione de forma adequada.
O que é um ambiente de TI?
O ambiente de TI inclui os hardwares, softwares, redes e as instalações necessárias para o funcionamento dos itens anteriores, além de todos os equipamentos que são utilizados para desenvolvimento, testes e para controlar e dar suporte aos serviços de TI.
Como todos sabemos, há um conjunto extenso de componentes e que têm muitas possibilidades de erros, danos e falhas, o que é muito preocupante do ponto de vista financeiro e, por isso, é extremamente importante entender como funciona o monitoramento da infraestrutura de TI para estar à par de sua eficácia.
Monitoramento do ambiente de TI
O monitoramento da infraestrutura de TI é o nome dado ao acompanhamento do desempenho de todo esse ambiente. Seu principal objetivo é garantir que tudo esteja funcionando em seu nível máximo de eficiência e de forma segura de acordo com o serviço que deveria prestar.
É claro que quanto mais complexas forem as ferramentas que formam o ambiente de TI, mais profundo e atento precisa ser o monitoramento para captar detalhes de desempenho das estruturas diretas e indiretas.
O monitoramento adequado do ambiente permite até mesmo antecipar possíveis falhas, permitindo que o time de TI aja preventivamente.
Por conta dos diferentes níveis de complexidade das infraestruturas, há tipos diferentes de monitoramento de acordo com o conjunto de sistemas, redes, softwares e hardwares que a empresa utiliza.
A importância do monitoramento
Muitas empresas encaram a instabilidade como algo natural e que inevitavelmente acontece e, por isso, a maioria delas acabam não dando a devida importância ao monitoramento do ambiente de TI.
A questão é que inúmeras pesquisas sobre reclamações referentes à performance dos serviços tecnológicos evidenciam o quanto a falta de estabilidade ou a ineficiência impacta negativamente na experiência do consumidor.
Portanto, o não monitoramento da infraestrutura de TI está diretamente relacionado ao aumento das falhas e a piora na satisfação do cliente, tanto para as empresas B2B quanto B2C.
Como se a satisfação do cliente não fosse motivo suficiente para monitorar seu ambiente de tecnologia, ainda há pontos importantes de melhora quando ele é feito de forma eficiente. Estamos falando de maior vida útil dos equipamentos, diminuição do downtime, que são os intervalos de inatividade das redes e sistemas e, consequentemente, a redução de custos.
Como faço um bom monitoramento do ambiente de TI?
Aqui, temos dicas valiosas para você.
Primeiro, defina métricas. Assim fica mais fácil identificar os pontos fortes e fracos da estrutura de TI, reduzindo os famosos níveis de incerteza. Boas métricas incluirão os componentes críticos para o negócio e suas dependências, resultando em agilidade na prevenção e resposta à eventos anormais.
Em segundo lugar, priorize a geração de relatórios. De nada adianta ter métricas definidas se os resultados não estão documentados de forma confiável e são emitidos com frequência.
Além disso, com os relatórios feitos é possível checar com agilidade quais foram as soluções usadas em problemas anteriores, o que diminui o tempo de resolução das falhas.
Com esses passos em dia, é possível estabelecer um padrão para o monitoramento do ambiente de TI da sua empresa e aumentar, sem dúvidas, a qualidade e os níveis dos serviços oferecidos.
O último passo, não menos importante, é ter uma empresa parceira de confiança que te ajude a realizar o monitoramento de todo o ambiente de TI de forma confiável e segura. Na Arkentec, cuidamos da sua infraestrutura com respostas ágeis.
Sua empresa terá mais tranquilidade com um ambiente bem gerenciado e com maior visibilidade graças aos relatórios de capacidade e estatísticas.